Dicas para pintar o cabelo de lavanda e azul pastel


Desde que eu colori todo o meu cabelo, tenho recebido muitos pedidos para falar mais sobre os produtos que usei para chegar no tom atual que estou usando: lavanda e azul pastel (algodão doce). Mais uma vez esse não será um passo a passo, mas caso vocês queiram, posso fotografar da próxima vez que eu for colorir as madeixas hehe.

Para conseguir essas cores foi super simples, mas tudo dependeu da descoloração. Deixei o meu cabelo o mais claro possível - quase branco. Temos que pensar em nossos cabelos como uma folha de papel -bom, pelo menos eu penso assim e me ajudou muito no começo.
Parece bobagem mas eu explico: qualquer cor de tinta que você colocar sobre um papel branco, resultará em uma cor final fiel a tinta, certo? Agora imagine pintar um papel amarelo com tinta azul, não há dúvidas que seu resultado final resultará em um tom esverdeado, bem diferente do tom de azul da sua tinta e com os cabelos não é diferente.

Dificilmente você conseguirá um tom pastel bonito (e que desbote para um tom legal), se não estiver com os cabelos bem claros.
Mas não se preocupem, se o seu cabelo não aguenta muitas descolorações, você pode clarear ele usando produtos adequados como desamareladores e até mesmo violeta genciana. Esse processo pode ser um pouco mais demorado e cansativo, mas pode funcionar para algumas pessoas. Como eu sempre digo, o importante é testar e conhecer os seus cabelos.

Quando eu descolori meus cabelos (contei todo o processo aqui), ele ficou com mechas platinadas, brancas e algumas amarelas, por isso antes de tonalizar, eu matizei ele usando violeta genciana. Usei algumas gotas em um pote com água e joguei nos cabelos, simples assim. Depois disso meu cabelo ficou bem branquinho e com a maioria das mechas platinadas, ou seja, base ideal para um cabelo em tom de algodão doce hehe.
Não costumo usar tintas nos cabelos, por isso vou contar como fiz minhas misturinhas:

Mistura Lavanda:
Violeta genciana + creme para pentear Yamasterol. Não existem medidas exatas, eu sempre coloco primeiro o creme em um pote de plastico, e aos poucos vou adicionando a VG até obter o tom que eu quero. Ah, costumo sempre fazer pelo menos um ou dois tons mais escuros, porque os cabelos sempre desbotam bastante na primeira e segunda lavagem.
Violeta Genciana é encontra facilmente em farmácias e custa em média R$3,50. O creme para pentear Yamasterol é um dos mais baratinhos e meu favorito no mundo! Ele rende muito e deixa meu cabelo super hidratado, sério! Também custa em média R$3,50 e é facilmente encontrado em perfumarias e mercados.

Mistura azul pastel:
Anilina azul da Glitter + álcool + creme para pentear Yamasterol. A anilina que eu uso é própria para madeira, não é comestível e não estraga os cabelos (anilina comestível mofa os fios!), a quantidade de álcool necessária é apenas para diluir a anilina (mais ou menos uma colher de café).
Para essa mistura, também não existe uma medida exata: primeiro diluo a anilina em um recipiente, em um pote de plástico, coloco o creme e vou adicionando a anilina diluída aos poucos, até conseguir a cor que eu quero. Também faço um ou dois tons mais escuros.

O legal de ter cabelos coloridos, é que quanto mais misturadas as cores ficaram, melhor! Por isso não costumo dividir o meu cabelo de uma forma muito certa, sabe? Separo algumas mechas e começo a pintar.
Algumas cores podem se misturar e acabar se transformando em outra totalmente diferente e digo isso por experiência própria: eu já consegui manchar minhas mechas de preto, apenas misturando mal as cores, por isso tome cuidado.

Dicas importantes para não manchar os cabelos durante e depois da coloração:

• Usar um par de luvas para cada cor de tinta.
• Sempre usar prendedores de cabelo e utensílios de plástico.
• Comece sempre aplicando a tinta mais clara primeiro, e caso você queira pintar como eu (meio a meio), use a tinta clara na parte de cima da cabeça, nesse caso comece com a lavanda.
• Prenda sempre as mechas separadamente.
• Tenha cuidado na primeira lavagem: sempre lave "as cores" separadamente, e dessa vez comece pelo tom mais escuro, nesse caso o azul.
• Só aplique o shampoo após retirar muito bem o excesso da tinta com água corrente.
• Caso seja necessário, lave os cabelos com shampoo duas vezes ou até que a água saia limpa, caso contrário, esteja preparado para ter uma vida colorida, literalmente haha

Infelizmente quando pintei meus cabelos, não fotografei o tom da tinta, mas acho que isso é muito pessoal e você pode dosar como preferir.
Se tudo der certo, irei colorir o meu cabelo ainda hoje, mas com uma cor diferente. Ainda estou em dúvidas do que fazer e aceito sugestões. Ah, se quiserem eu posso tentar fotografar o passo a passo, o que acham?

Tentei não escrever muito para não deixar o post gigante, mas como sempre, usem a área dos comentários para retirar qualquer dúvida, eu sempre vejo/respondo mais rápido por aqui, do que por mensagem e e-mail, ok?

Espero ter ajudado vocês com mais esse post <3
Leia mais sobre cabelos coloridos aqui e sobre os meus cabelos aqui.

xoxo


9 comentários:

  1. vamos lá, tenho algumas duvidas haha
    eu vou pintar a parte de trás do meu cabelo. mas com ctz ele ficará no tom amarelo, já q ele é castanho. meu cabelo nao aguenta varias descolorações e por isso me interessei demais por essa sua dica da violeta, mas me veio uma duvida boba hahaha qd vc usou pra deixar no tom branco, nao ficou manchado de lilás? fiquei pensando sobre hahaha e vc poderia me dizer qts gotas de violeta e de agua usou pra deixar ele no tom branco??
    outra coisa, mas agora qt as cores. farei 3 mechas (tipo arco-iris, nao degrade) nas cores rosa coral, lilas e azul meio verde-agua. qual é a melhor sequencia pra essas cores (eu sou péssima nisso)?
    a empresa da tinta q comprei disse q é bom ficar de 4 a 5 dias sem lavar pra poder fixar bem. logo na primeira lavagem tem q lavar separadamente, é isso?
    vou descolorir no salao, mas pintar em casa pq dai posso fazer com calma tb.

    bem, desculpa tantas duvidas, mas quero fazer bem direitinho. qd eu pintava o cabelo de colorido eu nao tinha mt critério e saia fazendo mil loucuras, mas eu tinha 17 anos haha fiquei velha e agora to menos corajosa hahaha

    ResponderExcluir
  2. Acho que ficaria lindo indo do rosa clarinho ao vermelho Jess! :) já fiquei com vontade de fazer no meu, só que por ser bem morena acho que não fica tão bem!

    ResponderExcluir
  3. Michelli Buzogany Eboli5 de setembro de 2014 às 09:58

    Cabelos coloridos e a química que envolve cada cor rs

    ResponderExcluir
  4. Arruuuuuuma esse cabelo, mulher haha. Qualquer coisa faz um soap cap pra desbotar as cores e deixar tudo por igual sem estragar :)

    Eita, sério? Tem que lavar separado mesmo, shampoo em uma parte e depois em outra, porque é o shampoo que vai fazer ele desbotar e manchar, sabe?
    Quando precisar de um help me chama <3

    ResponderExcluir
  5. Amei a idéia, to com ele rosinha e talvez eu siga sua dica <3
    Ah, você deveria fazer pelo menos algumas mechas para ver se gosta ;)

    ResponderExcluir
  6. Vamos laaaaaa haha
    Não fica roxo porque a quantidade de violeta é nem pouca, mais ou menos umas 3 gotas para um litro de água ( a água tem que ficar lilás) e se acontecer de manchar, em uma ou duas lavadas ele já desbota, então é bem tranquilo e fácil.

    A seqüência das cores tem que ser sempre da mais escura para a mais clara, fica bonito e não mancha muito.

    Eita, não sabia disso dos dias para fixar, então não sei se é isso mesmo, eu lavo normalmente. Pra lavar tem que ser separado sim, mecha por mecha, senão vai manchar os fios.

    Pode perguntar o que precisar, eu respondo o que puder haha. Eu ainda faço nas loucuras porque sou relaxada, mas entendo você hauhau.


    Boa sorte nas mudanças, depois volta pra me dizer se deu tudo certo :)

    ResponderExcluir
  7. Já tive uma mecha por baixo do cabelo, já foi roxa, verde e rosa, daí quando fui fazer californianas a mulher errou a mão e fez mechas HAHAHA vou deixar que cresça e quando tiver o loiro todo nas pontas vou recomeçar a colorir :) no momento penso em deixar as mechas que tenho bem platinadas, vou testar com a VG!

    ResponderExcluir
  8. obg pelas dicas, Jess! Uma coisa, vc deixou qt tempo a agua com violeta no cabelo? minutos ou só mergulhou e logo lavou mesmo?

    e podexa q volto e digo sim se deu tudo certo! haha :**

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...