Top 5: livros sobre pessoas com câncer


O Top 5 literário de hoje é sobre livros que abordam a realidade de pessoas com câncer. Esse tipo de livro faz parte de um gênero de sucesso entre os adolescentes nos últimos anos chamado sick-lit, ou seja, literatura de doença. O que mais me chama atenção nesses livros é a forma como os personagens encaram o fim da vida e como eles conquistam sua simpatia desde o início, e mesmo que você esteja saudável, acaba se identificando com a situação.

1. A Culpa é das Estrelas - John Green

Você já deve ter ouvido falar desse livro que ocupa as listas de best-seller há cerca de um ano. A história de Hazel Grace e Gus (vocês já viram que eles criaram contas no Instagram?), dois adolescentes com câncer que se conhecem em um grupo de apoio e se apaixonam, é muito emocionante. Eu não esperava muito do livro, achava que era um romance adolescente qualquer, e me surpreendi muito no dia que resolvi sentar e ler. Sugiro que vocês façam isso o quanto antes e já vão se preparando para o lançamento do filme no mês que vem! 



2. A Guardiã da minha irmã - Jodi Picoult

O livro que baseou o filme Uma prova de amor, com a Abigail Breslin, é outro que vai te impressionar.
Com um plot twist incrível (se você já viu o filme, não é tão surpreendente, mas é incrível mesmo assim), o livro conta a história de uma menina que nasceu para salvar sua irmã mais velha, vítima de um câncer, e que desde muito pequena passa por cirurgias invasivas para doar o que for possível para salvar a irmã.




3. Branca como o leite, vermelha como o sangue - Alessandro D'Avenia
Integrante da minha lista de livros para comprar, esse livro conta a história de Leo, um garoto comum de 16 anos que gosta de Beatriz, e ao descobrir que uma doença gravíssima a atinge, ele embarca em uma jornada para o amadurecimento. Não tenho muito o que falar dele, pois ainda não o li, mas já me recomendaram muitas vezes. Se você já leu, deixa uma opinião nos comentários :)




4. Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks
O filme clássico da minha pré-adolescência é baseado nesse livro, então sou um pouco suspeita para falar. Nicholas Sparks é o típico autor "água-com-açúcar", seus livros são daqueles para ler no avião ou em uma tarde chuvosa, com muitos lencinhos do lado. Acho que todos já conhecem o romance, mas se não, eu conto: o bad boy da escola se apaixona por uma menina que canta no coral da igreja e não é nada popular, descobre que ela sofre de câncer e a ajuda a realizar seus sonhos. A história não é profunda, eu admito, mas é um clichê que vale a pena.





5. O Presente (The Ultimate Gift) - Jim Stovall
Acho que esse livro não foi traduzido ainda, mas ele está na minha listinha desde que o conheci. Um rapaz recebe uma herança após a morte de seu avô, mas para ficar com ela precisa cumprir alguns deveres determinados pelo avô enquanto ainda vivo. No decorrer da história, ele conhece uma garotinha muito vaidosa chamada Emily, que sofre de um câncer, e ela muda sua vida.





Para terminar o post, gostaria de apresentar a vocês algumas campanhas que surgiram aqui no Brasil para ajudar garotas como a Emily. Se você acompanha o blog da Jess, já deve ter notado o banner de apoio à campanha Rapunzel Solidária, uma iniciativa linda que recolhe doações de cabelo (comprimento mínimo de 15cm) para confecção de perucas para pessoas com câncer. Um projeto parecido é o Cabelegria (comprimento mínimo de 10cm)! Ambas tem página no Facebook com todos os detalhes e endereço para doação. Não há restrição de cor, textura ou tipo de cabelo, vale tudo. Se você tem ou trabalha em um salão, ainda pode se associar com os projetos, apresentando-os para suas clientes ou se tornando um "Salão Amigo" da Rapunzel Solidária. Participe!

Gostou dos livros indicados?
Já leu algum deles ou quer indicar outro do gênero?
O que achou da ideia de doar seu cabelo para pessoas com câncer?


8 comentários:

  1. Jess, sabe que ainda não li "A Culpa é das Estrelas"? Sou uma pessoa tão sensível, que estou adiando a leitura por saber que vou sofrer junto com os personagens, pois sei que é uma história verídica. Mas um dia criarei coragem! Achei interessante o "Branca como o leite...", não o conhecia também. Mais um pra minha wishlist literária. :)


    Beijos
    www.camilando.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que ouço falar muito do livro A Culpa é das Estrelas, mas não li ainda (culpa da faculdade hehe)
    Sou apaixonada por Um Amor pra Recordar, choro demais *-*

    Beijos!
    http://www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Só vi o filme de Um amor para recordar. Fique com vontade de ler o 3 (:.
    Se meu cabelo crescesse eu doaria, mas ele mal passa do ombro :C.
    http://thaypinheiro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Bárbara Rosa Silva31 de maio de 2014 às 23:26

    Eu estou lendo dois dessa lista! Sim tenho o hábito de ler mais de um livro de uma vez kkkk Estou lendo ACEDE e Um amor para recordar kkk

    http://www.amendoimcomchocolate.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, Camile, é tão bom! Apesar de triste, é uma leitura leve, não adie mais!! Você vai adorar :)

    ResponderExcluir
  6. Também faz tempo que adio leituras por causa da faculdade, mas acho que em um fim de semana mais livre você consegue terminar, vale a pena!

    ResponderExcluir
  7. Acho legal ler e comparar com os filmes! Eu também não tenho comprimento o suficiente pra doar, mas divulgando já ajuda né?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...