Cinco profissões para quem ama ler

foto: Wehearit
Fiz este post para você que está pensando em entrar na faculdade (seja pela primeira vez ou em uma segunda graduação), mas não decidiu ainda que carreira seguir. Normalmente, pessoas que têm a leitura como hobby escolhem a área de humanas, e aqui listarei 5 delas como sugestão. Espero que gostem!

1. Comunicação Social
Dentro desse curso, há várias habilitações possíveis, dependendo da universidade. Todas elas são boas opções para quem se interessa por cultura, arte e atualidades. Na minha opinião, o Jornalismo se destaca para quem gosta de ler sobre diversos assuntos e escrever sobre eles. No futuro, você pode até trabalhar na crítica literária de jornais e revistas!

2. Ciência Política (ou Ciências Sociais)
Em algumas universidades, Ciência Política faz parte do curso de Ciências Sociais, mas em outras são cursos separados. Para quem gosta de sociologia, dos clássicos da literatura e de abordagens políticas, essa área é uma ótima escolha, principalmente se você pensa em trabalhar com pesquisa e ensino (tanto em nível médio quanto superior).

3. Direito
Um curso tradicional que demanda muita leitura do ínicio ao fim. Se você se interessa por romances policiais, há uma grande chance que se interesse em saber como funcionam as regras que regem o sistema jurídico. Além disso, se você busca estabilidade financeira e prestígio, o Direito tem um grande leque de possibilidades de trabalho, basta se dedicar aos estudos!

4. História
Seus livros favoritos são aqueles que envolvem épocas históricas, como tirania, guerra e Idade Média? Se sim, a História é para você. Com o recente foco do governo em esclarecer o que aconteceu na Ditadura Militar,  o campo de pesquisa no Brasil está muito propício. E se você sempre admirou seus professores de História na escola, por que não se tornar um deles?

5. Letras
Um curso para quem realmente gosta de linguagem e literatura! Quem se forma nesse curso pode dar aulas de Português, Redação e Literatura em escolas e pesquisar muito teoria literária e regras gramaticais. Além de habilitação em língua portuguesa, muitas universidades oferecem outras línguas, como inglês, francês e espanhol.

Alguém se identificou com esses cursos?
Você gosta de ler, cursa algo diferente e quer recomendar?
Deixe sua opinião nos comentários (:


25 comentários:

  1. Oi Jess...
    Realmente alumas dessas profissões precisam de muita leitura...
    Só faltou acrescentar aí Psicologia...Pq cara...é leitura desde quando começa o curso, para todo o sempre hauahuah

    Beijos !

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz comunicação social (jornalismo). Hoje faço Redes de Computadores e percebo que o curso me ajudou bastante. Já tinha amor pela leitura, mas agora leu de tudo! Escrevo melhor e perdi totalmente a timidez.
    Dicas ótimas. Amei!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog!
    De todas as profissões que está aí, eu vou me graduar em comunicação social, pois é uma área que eu adoro.
    Bjs da Pati ♥

    ResponderExcluir
  4. Aaai eu já pensei em fazer Comunicação Social mas na minha época (nossa, como sou velha) só tinha Publicidade & Propaganda junto com Jornalismo. Aí resolvi fazer turismo e hoje nem trabalho na área, que bacana! -.-'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post! Pretendo fazer jornalismo :3



    www.adolecentro.com

    ResponderExcluir
  6. Acrescento também pedagogia, carga de leitura pesada durante
    o curso e uma profissão que requer atualização constante do repertorio de
    leitura.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela sugestão! Realmente requer muita leitura, e além de tudo é uma profissão linda :)

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é muito bacana, acho que você vai gostar de jornalismo!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Evelin! Gostei do seu blog! Também tenho uma amiga que faz letras e é um curso que tem tudo a ver com literatura :) Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Interessante! Quem sabe você não se anima pra fazer outra graduação agora que tem só Jornalismo. Dá pra conciliar com várias áreas e como a Mayara falou aqui nos comentários, ajudou ela na segunda faculdade :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Pati! Fico feliz que tenha gostado, boa sorte na sua faculdade e na sua carreira! Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Jornalismo realmente ajuda a desenvolver várias habilidades, como diminuir a timidez e escrever melhor! Obrigada pelo comentário, Mayara.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Aninha! Eu realmente esqueci de Psicologia, agradeço pela sugestão :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo ler S2 é uma paixão! Concordo com a Carla Batista, pois fiz pedagogia e a carga de leitura é intensa e pesada. Fiz 2 anos do curso, estagiei em uma escola, mas não consegui me adaptar e nem identificar dando aulas. Mas ressalto que é um curso maravilhoso, com muita leitura de Henry Wallon, Cora Coralina entre outros.


    Adorei o post ^^ beijos

    ResponderExcluir
  15. Errata: o nome correto é Henri com i e não com Y RS ;)

    ResponderExcluir
  16. Eu amo ler! Sou graduanda de Letras, e com certeza para fazer o curso precisa ser apaixonado por leitura. Recomendo muitoo!

    http://www.talitasemh.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Arrasaram no post! :D Eu penso em fazer Comunicação Social ;D

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh, Eu acho que faltou nessa lista Biblioteconomia!!! É uma carreira para quem gosta de livros e muito fascinante.
    Beijos, Jess

    ResponderExcluir
  19. Eu comecei esse ano a faculdade de Letras - Inglês/Português, mas abandonei porque realmente não curti o português... Estou aguardando o vestibular pra fazer apenas de Inglês!
    Já aviso: tem leitura desde o início, em todas as cadeiras, foi super cansativo. Mas seria bom apenas pra quem quer dar aulas, pois cursos de licenciatura são bem voltados a isso. Eu tive colegas que embora gostassem muito de ler, abandonaram o curso pois não queriam dar aulas, então essa parte é complicada.
    Adorei teu post, só acho que faltou biblioteconomia mesmo, é outro curso maravilhoso ♥

    ResponderExcluir
  20. Oi Malu! Acho a ideia super válida mas eu tenho crises de pânico. Fui diagnosticada assim que terminei minha faculdade e um término de relacionamento ferrou tudo. Acho que, se eu tivesse continuado minha vida como deveria ser, eu já teria terminado uma segunda faculdade e já encarado um mestrado! Tenho medo de não dar conta do recado,s abe? Mas quem sabe.... Obrigada pela dica e pela atenção! :*

    ResponderExcluir
  21. Realmente não lembrei de biblioteconomia! Obrigada pelo seu comentário e boa sorte no vestibular :)

    ResponderExcluir
  22. Pelo visto, terei que fazer uma parte 2 desse post para falar de todas as sugestões ótimas que vocês deram :D Quem sabe quando a época de vestibular estiver mais próxima!

    ResponderExcluir
  23. Boa sorte! Parece ser um curso muito legal :D

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelo comentário :D

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelas dicas, Camila!! Beijos

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...