Resenha: O Projeto Rosie (Graeme Simsion)


O Projeto Rosie, de Graeme Simsion, foi um achado em um sebo no Rio de Janeiro! Me apaixonei pela capa, porque vamos combinar né, é linda; e assim que vi o preço (R$10,00!) coloquei ele logo na pilha de livros que ia comprar hahaha!

O livro conta a história de Don Tillman, um homem de 39 anos, professor de genética em uma Universidade. É ele que nos leva para os acontecimentos da sua vida, com seu jeito diferente de ver as coisas. Ele começa contando sobre novidades do Projeto Esposa, um projeto iniciado por ele para achar a candidata perfeita para ser a futura Sr. Tillman.

"Listei as oito maiores vantagens do Sistema de Refeições Padronizadas. 1. Nenhuma necessidade de acumular livros de receita. 2. Uma lista de supermercado padrão - e, como consequência, compras bastante eficientes. 3. Desperdício quase nulo: não existe nada na geladeira nem na despensa que não seja o necessário para alguma receita. 4. Dieta planejada e nutricionalmente equilibrada, programada com antecedência. 5. Nenhum desperdício de tempo pensando no que cozinhar. 6. Nenhum erro, nenhuma surpresa desagradável. [...]"

Aliás, tudo na vida de Don segue na mais perfeita ordem, e quando falo ordem é ordem mesmo. Ele segue um roteiro de refeições por semana, de modo que diminua o tempo gasto para comprar os ingredientes e preparar as refeições, e que ele coma sempre a mesma coisa de acordo com o dia da semana (me lembrei MUITO do Sheldon nessa parte). Ele tem uma rotina extremamente organizada e calculada, não suportando atrasos e mudanças. Ele é bom em quase tudo, tirando é claro, interações sociais.


Assim sendo, Don resolve criar o Projeto Esposa com objetivo de não ter que passar por interações sociais desnecessárias com candidatas que não se adaptam em seus padrões super rígidos. Sua futura esposa não pode ser fumante, vegetariana, não pode chegar atrasada (nem adiantada!), ter noções básicas de matemática e outras coisas. Ele apresenta o projeto aos seus únicos amigos, Gene e Cláudia, que são casados. Cláudia é uma psicóloga e Gene, que é professor na universidade e um típico womanizer.

"Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopo, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas, as que gostam de assistir esportes, as criacionistas, as fumantes, as cientificamente analfabetas e as homeopatas, deixando, do pornto de vista ideal, apenas a parceira perfeita ou, do ponto de vista realista, uma lista mais administrável de candidatas."

Com o passar das páginas, vamos vendo o desenrolar do Projeto Esposa e como as coisas parecem estar mudando quando Don conhece Rosie, uma garçonete que não se encaixa em nenhuma das categorias do projeto, mas que entra em sua vida como um furacão, trazendo muitas mudanças e aprendizado.


Don vai viver com Rosie coisas que ele nunca imaginava, e vai fugir do padrão como nunca. Se ele é organizado e sistemático, ela é o oposto. Com grandes problemas emocionais, ela vai entrar na vida de Don para realmente mudar o mundinho fechado dele. Vai virar as coisas de ponta cabeça e o resultado vai ser uma coisa incrível.

" - Supôs errado - disse Rosie. - Nós vamos conhecer Nova York. No domingo e na segunda, eu estou no comando. Na terça e na quarta, você. Se quiser que eu passe dois dias no museu, eu passo dois dias no museu. Com você. Mas no domingo e na segunda, o quia turístico sou eu."

O grande diferencial do livro, pra mim, é o fato de que Don tem Síndrome de Aspeger (embora ele não pareça saber e nem falar que tem, podemos tirar essa conclusão em uma das primeiras páginas, quando ele faz uma palestra sobre o assunto e todas as características podem servir como uma descrição do seu comportamento), uma espécie de autismo. Seu comportamento lembra muito o personagem Sheldon, de The Big Bang Theory, e é extremamente lógico, racional e desprovido de emoção. Assim, Don tem dificuldade de entender sarcasmo, de interagir com as pessoas, e  portanto, de encontrar uma esposa. 

Acho muito interessante ler livros com esse tema, e pra quem também gosta, posso recomendar o livro O Estranho Caso do Cachorro Morto, que é tão lindo e envolvente quanto O Projeto Rosie.

Alguém já leu esse livro? O que achou?

♦♦♦

Ficha Técnica:
Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
ISBN: 9788501402219
Ano: 2013
Páginas: 320


Você pode ver todas as resenhas que já escrevi aqui.
Beijos, Carol :)


10 comentários:

  1. Amei a história do livro, é bem diferente das outras.
    Vou procurar *-* <33.

    http://thaypinheiro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia a Sindrome de Aspeger e me interessei por esse livro justamente por essa tematica diferenciada. Vou tentar ler esse e se eu curtir vou ler o caso do cachorro morto.

    Beijos,

    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  3. Pela primeira vez me interessei por um livro desse estilo.
    O meu negócio literário é outro. Rsrs
    Gosto de fugir da realidade, mesmo.
    Gosto de sagas, fantasias...
    Mas esse livro me chamou atenção, Carol.
    Boa dica, vou atrás de lê-lo ;D
    Beijos
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu também comprei esse livro pela capa e por que estava na promoção, hahaha.
    A história se resume em: puro amorzinho. <3
    Sério gente, não tem como deixar de rir com esse livro e, com o tempo, se apaixonar pelos personagens. Nem costumo ler romances, mas esse acabou me cativando e sempre recomendo para quem está na dúvida se lê ou não.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que gostou! Se ler me conta o que achou hein? :)


    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É um assunto bem interessante, e eu adoro livros com esse tema. Eles nos mostram um jeito diferente de ver as coisas, e são sempre muito divertidos e emocionantes. Espero que goste :)


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Lari! Que bom que interessou pelo livro! É sempre bom quando algo fora do que estamos acostumados nos chama a atenção :)
    (Você viu o post sobre os livros de fantasia que escrevi aqui pro Fantástico Mundo de Jess?)


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A capa é mesmo linda né?? E o livro, a história, os personagens... Tudo muito envolvente e divertido <3


    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É fantástico mesmo viu, concordo com você! O final foi muito surpreendente, gostei demais!! Não dá pra imaginar nunca aquele final! ahahha


    Tô namorando esse livro tem mil anos! Tô doida pra ler!!


    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vi, sim.
    E fiquei com vontade de ler todos. Rsrs

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...