Cinco coisas: favoritos!


Quando pensei que seria uma boa ideia falar dos meus gostos nO Mundo de Jess, vejam só, achei que seria coisa fácil. Porém, foi extremamente difícil selecionar somente cinco coisas para postagem de hoje. Música, cinema, literatura... o crème de la crème daquilo que eu mais gosto aparece por aqui!


LIVROS: EXTREMAMENTE ALTO & INCRIVELMENTE PERTO 
Jonathan Safran Foer é um dos jovens autores mais geniais da atualidade. Isso porque seus três principais livros são icônicos e trazem várias características próprias e diferenciadas. Tudo se Ilumina é uma semi-autobiografia: o autor misturou fatos fictícios e histórias reais de sua família em uma trama onde ele é o protagonista. Adaptado para o cinema, a história trata de conflitos da Segunda Guerra. Outro livro é Tree of Codes, sem tradução no Brasil. Nele, Foer pegou seu livro preferido (The Street of Crocodiles, de Bruno Schulz) e recortou as páginas de modo que formassem novas histórias com as palavras que restassem (veja o resultado aqui). Juro que queria ser direto nesse post, pra não ficar extenso e chato, mas estou falando de outros livros que nunca li só porque conheci todo o potencial de Jonathan Safran Foer com Extremamente Alto & Incrivelmente Perto. A história parte do que fica depois que um filho perde seu pai no trágico 11 de Setembro: lembranças, dúvidas sobre o futuro e uma chave (que o garoto não sabe o que abre). A genialidade fica por conta de grifos deixados pelo autor, fotografias, desenhos, mapas, figuras de linguagem... Tudo para ajudar a mergulhar mais a fundo neste drama. Meu livro preferido pra vida toda!


SÉRIES: ORPHAN BLACK 
Estava tudo pronto para indicar a ótima A Menina Sem Qualidades, série brasileira exibida pela MTV no ano passado, mas acabei conhecendo Orphan Black e me apaixonei. A história começa quando a órfã Sarah sai de um trem que está a levando de volta para casa e dá de cara com uma mulher que se joga nos trilhos. O suicídio não seria um acontecimento muito marcante na vida dela (que já é bastante conturbada) se não fosse por um detalhe: a mulher é idêntica a ela. A protagonista, então, rouba a bolsa da mulher, segue para a casa dela e, aos poucos, vai conhecendo seu passado. Comecei a assistir a série na quarta e já assisti todos os 10 episódios da primeira temporada. A segunda temporada está em andamento (somente na gringa) e estou realmente empolgado com esta história que mistura ação, suspense e ficção científica. 


CINEMA: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
Pelas minhas contas, devo ter assistido esse filme umas 12 ou 13 vezes. A cada vez, percebo novos detalhes na história, na fotografia, nas músicas... e decoro as perguntas e respostas que levam o favelado Jamal Malik a um prêmio milionário num programa de televisão. Acusado de fraude, o jovem narra sua história a um detetive na tentativa de ser inocentado e prosseguir na disputa. Quem Quer Ser um Milionário? foi premiado com oito Oscars, incluindo o de Melhor Filme. A trama tem um ritmo muito bom e é impossível não torcer pelo protagonista! O filme foi inspirado no livro Sua Resposta Vale um Bilhão, de Vikas Swarup, mas, fora a premissa, não traz quase nada em comum com o filme. 


MÚSICA: SILVA
Em 2012, SILVA lançou um disco chamado Claridão. A obra traz uma sonoridade que não conseguiria definir com palavras aqui. Tem um pouco de eletrônico, sons brasileiros e alguns resquícios de rock e mpb. Era algo surpreendente ver alguém novato na música que experimentasse tantas coisas novas, em vez de se espelhar em artistas já consagrados e criar sons caricatos e nada autênticos. A consagração dele como meu artista preferido, entretanto, veio oficialmente este ano, com o disco Vista pro Mar. Enquanto o primeiro disco tem um monte de coisas diferentes ao mesmo tempo, neste novo álbum SILVA está mais enxuto e maduro, trazendo faixas que se conectam a outras, mais delicadas e poéticas. Corre para ouvir o cara no seu site, por favor. Faça este bem a seus ouvidos! <3


INTERNET: FEEDLY
Acho que esta foi a categoria mais difícil! Adoro morar na internet. São tantos sites... Minha escolha acabou sendo o Feedly, que é minha página inicial. Acesso inconscientemente! O site é um leitor de feeds, então você se cadastra e vai adicionando seus blogs preferidos por ali. Assim, sempre que seus blogueiros atualizarem a página você fica sabendo. Gosto do Feedly porque ele é cheio de funcionalidades bacanas: dá para criar categorias e dividir seus favoritos por interesse, alternar entre diferentes modos de visualização (a que eu uso é a Cards, que está na imagem acima), salvar as postagens para ler depois, personalizar as cores... Bem prático e disponível para várias plataformas, além do computador. 



Curtiram?
 Comentem o que você mais gostaram e indique novos temas para as próximas listas desta coluna!


6 comentários:

  1. Silva! <3
    Esse Feedly parece ser muuuuito útil! Já tô caçando! HAHA

    ResponderExcluir
  2. AMO Extremamente Alto & Incrivelmente Perto <3
    Um dos favoritos tambem :D

    ResponderExcluir
  3. temos gostos bem diversos... não conheço ou conheço e não dei bola para nada disso que vc listou. kkkk.

    mas... o que seria do amarelo se todos nós gostassemos do azul?!

    Beijos,

    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  4. GENTE :(
    Mas mesmo com os gostos diferentes, tenta conhecer as dicas! Não são meus favoritos a toa, haha


    Beijo*
    www.andrecefalia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. YAY! Adoro as invenções do Oskar e o modo como o livro é escrito deve conquistar todo mundo, hehe


    Beijo*
    www.andrecefalia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O Feedly é uma super mão na roda! Facilita muito acompanhar vários blogs, principalmente agora que as páginas do Facebook estão cortando alguns envios.


    Beijo*
    www.andrecefalia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...