Top 5: Livros que viraram filmes


Muitos dos meus filmes favoritos são inspirados em livros. Pensando nisso, as dicas literárias de hoje são de livros que foram adaptados para o cinema. Tentei fugir das adaptações mais conhecidas, como a série Harry Potter e os romances de Nicholas Sparks, porque preferi indicar coisas novas.

Trem noturno para Lisboa - Pascal Mercier: A história do professor suíço que larga tudo buscando compreender um escritor português chamou a minha atenção algum tempo atrás em uma livraria. As reflexões do escritor Amadeu de Prado e as experiências vividas por ele no Estado Novo português dão um toque especial ao livro. Apesar das críticas negativas da imprensa, eu gostei muito do filme e indico para quem não tem coragem de enfrentar as 462 páginas escritas por Pascal Mercier.



A menina que roubava livros - Markus Zusak: Uma ótima pedida para quem está com vontade de ir ao cinema, "A menina que roubava livros" já conquistou muitos corações e estantes pelo mundo. No começo, encontrei dificuldade para engatar a leitura, mas não demora para que as personagens envolvam o leitor. O filme é tão emocionante quanto o livro e os dois valem a pena ser vistos.



O que é isso, companheiro? - Fernando Gabeira: Esse livro traz as memórias do jornalista Fernando Gabeira durante o regime militar no Brasil, sendo um excelente retrato desse período. Já o filme dá mais destaque ao sequestro do embaixador americano, mas também é muito bom.



Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino: Em uma cidade do Pará sustentada pela extração de ouro, o fotógrafo Cauby narra seu romance angustiante com a misteriosa e instável Lavínia. Além de ter personagens únicos e curiosos, a história é bastante envolvente. O filme conta com a atuação de Camila Pitanga como Lavínia e foi bem recebido pela crítica.



O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald: O clássico de Fitzgerald, escrito há quase 100 anos e considerado um dos melhores romances publicados, já possui 5 adaptações cinematográficas. A última delas, dirigida por Baz Luhrmann foi muito elogiada e concorre ao Oscar em duas categorias.


Depois de escrever, percebi que boa parte da lista tem a ver com algum período histórico importante. Talvez, ler e assistir essas obras com um olhar mais crítico, prestando atenção nos detalhes, te ajude a compreender melhor esses momentos históricos. Mas se preferir, todos também são ótimas opções para se distrair, se emocionar e se divertir :)

O que você achou dessa lista?
Acrescentaria mais algum livro que virou filme?

6 comentários:

  1. Eu sempre ouvi falar do "a menina que roubava livros" mas nunca parei pra ler, se me dissessem que se passava na Alemanha na época de Hitlher, eu já teria lido! hahah me empolguei. Todos esses filmes irão pra minha lista do que assistir!! kk Bjks -meerx
    http://candysailor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre ouvi falar do "a menina que roubava livros" mas nunca parei pra ler, se me dissessem que se passava na Alemanha na época de Hitlher, eu já teria lido! hahah me empolguei. Todos esses filmes irão pra minha lista do que assistir!! kk Bjks -meerx
    http://candysailor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dessa lista, vi "A Menina que Roubava Livros" maravilhoso e emocionante!
    Trem Noturno para Lisboa chamou minha atenção, vou procurar mais sobre o livro!
    O Grande Gatsbay tambem é interessante :)

    Já vi vários livros que foram adaptados para o cinema:
    O Segundo Suspiro no filme recebeu o nome de "Intocáveis" até agora fico me perguntando por que demorei tanto para ler/assistir.
    Anjos e Demônios, O Código da Vinci, Dan Brown
    Eu Sou o Número Quatro

    Um Amor para Recordar
    As Aventuras de Pi
    As Vantagens de Ser Invisível, etc...

    ResponderExcluir
  4. Vale muito a pena a leitura de "A menina que roubava livros"! Se assistir esses filmes, volta aqui para nos dizer o que achou :) Gostei do seu blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. São muitos livros que viraram filme, já assisti alguns dos que você falou e gostei bastante! Leia Trem Noturno para Lisboa sim, é uma história muito legal. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Vou procurar por esse livro e logo em seguida, ver o filme! :)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...