Top 5: escritores mineiros

Estou em Minas Gerais e resolvi escrever sobre alguns dos meus autores favoritos naturais daqui. Os escritores mineiros sempre se destacam em vários movimentos literários, então foi uma tarefa árdua selecionar só cinco. Escolhi autores de gêneros variados, que podem agradar desde o público infantil ao mais maduro.

- Guimarães Rosa: começo esta lista com o supra-sumo da literatura mineira, considerado por muitos o melhor escritor brasileiro (na minha humilde opinião, ele é um dos melhores). Eu que cresci lendo Monteiro Lobato e adorava os neologismos da boneca Emília, fiquei maravilhada quando conheci Guimarães Rosa.

- Paula Pimenta: salvo engano, o primeiro post que eu fiz para o blog da Jess foi uma resenha do primeiro volume de Minha Vida Fora de Série, escrito por essa mineira divertidíssima. Seus personagens são encantadores, engraçados, e qualquer um que já foi adolescente se identificará com eles.


- Fernando Sabino: um excelente escritor nascido em BH, que desde criança adorava ler e começou sua carreira ainda jovem. Recomendo o livro O Encontro Marcado.

- Alphonsus de Guimaraens: minhas aulas preferidas de literatura no ensino médio eram as sobre o Simbolismo, um movimento artístico que passou quase despercebido no nosso país, mas do qual participaram muitos dos maiores poetas brasileiros.
"Por entre lírios e lilases desce
A tarde esquiva: amargurada prece
Põe-se a luz a rezar
A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu tristonho
Toda branca de luar
E o sino chora em lúgubres responsos:
"Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!"
- Darcy Ribeiro: como ex-aluna da Universidade de Brasília, não posso deixar de admirar e idolatrar esse mestre. A compreensão que ele tinha a respeito da realidade brasileira é muito diferente da que estamos acostumados a ver na mídia, vale muito a pena conhecer as ideias dele.

Vocês acrescentariam algum autor mineiro a essa lista? Qual?


2 comentários:

  1. não conheço a paula pimenta, e os outros eu não sabia que eram mineiros... gostei bastante do seu post... gosto mt de ler <3
    bjos


    http://www.marianacruz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Maluuu, eu tenho a coleção toda de FmF! E ela a Paula, é íncrivel, amei a sua postagem!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...