Resenha: Quarto (Emma Donoghue)


Quem já leu algumas das minhas resenhas deve ter percebido que eu sempre conto a história de como encontrei o livro e porque comecei a ler, antes de falar sobre o enredo. Eu vi o livro Quarto da autora Emma Donoghue pela primeira vez quando fui almoçar em um shopping, e claro, dei uma passadinha na livraria. Li a sinopse e pensei: “tenho que ler esse livro”, mas como não tinha dinheiro na hora, voltei lá em menos de uma semana para comprar. Já aviso desde o começo dessa resenha que o livro é muito emocionante, por motivos que vocês vão entender até o final desse post.

O livro conta a história pelos olhos de Jack, um menino esperto de 5 anos que vive com a Mãe (não sabemos o nome dela, e Mãe é sempre escrito com letra maiúscula). Para ele, tudo que existe é o Quarto, e for a dele está o espaço sideral. Foi assim que a mãe dele resolveu criá-lo, devido à situação que ela estava submetida.


Para a mãe de Jack, porém, o Quarto é o cenário de uma tragédia em sua vida. É a prisão onde o Velho Nick a mantém por 7 anos. Apesar disso, essa situação não a impede de criar seu filho com o maior amor e a maior criatividade possível. Dar à Jack tudo que pode, estando presa em um quarto e passando por situações tão difíceis, não é uma tarefa fácil, mas ela tenta contornar todas as dificuldades de maneira inteligente e com muito amor pelo filho.


"Nada assusta a Mãe. Menos o Velho Nick, talvez. Quase sempre ela só o chama de ele, eu nem sabia o nome pra ele até ver um desenho sobre um cara que chega de noite, chamado Velho Nick. Eu dou esse nome pro de verdade porque ele vem de noite, mas ele não parece o cara da TV, que tem barba e chifres e outras coisas."

Pelos olhos de Jack vamos vendo a triste realidade dos dois, o amor pela sua mãe, e a necessidade imensa de fugir daquele pesadelo. A Mãe prepara então um plano, um plano para por um fim de vez nessa situação toda, um plano para deixar ela e Jack livres para sempre do Velho Nick.

Nas primeiras partes do livro vamos conhecendo Jack, a Mãe e a crueldade do Velho Nick. Vamos aprendendo como a Mãe tenta lidar com todos os abusos e a grande tragédia que deu início àquele pesadelo sem fim, sem deixar que Jack sofra ou entenda a crueldade da situação toda.



Depois, torcemos por Jack e sua mãe na execução de um plano muito perigoso, que conta com a esperteza de Jack no mundo lá fora, que ele nem sabia que existia, e com um pouco de sorte. Torcemos para que eles coloquem um fim em todo sofrimento, e que consigam sair daquele Quarto. Mas será que vai ser uma tarefa fácil tirar o Quarto da vida deles, mesmo que já tenham saído de lá?


"Dissemos o plano uma porção de vezes, para eu treinar os nove. Morto, Picape, Sair Rastejando, Pular, Correr, Alguém, Bilhete, Polícia, Maçarico."

Você vai se apaixonar por Jack, pela Mãe e vai odiar o Velho Nick com todas as suas forças. É um livro com a história bem comovente, que faz eu me arrepiar só de lembrar. Porém, é um enredo meio forte, pois mesmo contando pelos olhos de uma criança, ele conta a história de um sequestro e abusos que duraram 7 anos. Mesmo ouvindo a história através da inocência de Jack, os fatos não deixam de ser pesados. Recomendo para quem gosta de uma história emocionante, que vai te fazer chorar, mas também sorrir coma inocência das crianças.

♦♦♦

Ficha Técnica:
Título: Quarto
Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
ISBN: 9788576861317
Ano: 2011
Páginas: 350


Você pode ver todas as resenhas que já escrevi aqui.
Beijos, Carol :)


5 comentários:

  1. Deve ser muito triste... não sei se vou ter coragem de ler não... :(

    Beijos,

    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  2. evelin wagner corrêa29 de abril de 2014 às 14:52

    Pois é, não sei se há coragem em mim pra ler, eu acabo chorando tanto com livros desse gênero! :~
    Mas de qualquer forma, gostei da resenha e da dica (: Beijão
    Lovely Evv

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Esse livro já estava na minha lista de desejados lá no Skoob, mas agora lendo sobre ele vou ter que dar um jeito de comprar. Hehehehe
    Beijinhos Carol!

    ResponderExcluir
  4. É triste um pouco sim, mas ao mesmo tempo é interessante ver as coisas pelos olhos de uma criança, sem maldade e com inocência. Quem sabe você vai gostar se ler?

    ResponderExcluir
  5. O livro é emocionante sim Evelin, e muito! Mas não é exatamente um livro de chorar. Ele nos faz refletir e ver as coisas através dos olhos de Jack, que por ser uma criança, vê tudo com inocência e sem maldade.


    Que bom que gostou chuchu, fico muito feliz!
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...