Cinco coisas: livros!


Hoje é dia de mais uma listinha nO Mundo de Jess! O tema do Cinco Coisas de hoje são aqueles famosos objetos que nos transportam para outros mundos, dimensões, cenários, sociedades... Livros! Eu costumo me inspirar bastante com as histórias que leio e as dicas de hoje são todas fruto desta mesma inspiração. Gente que se inspirou com a literatura e criou sites, curta-metragem, músicas ou outro livro! 


LITERATURA: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Esse livro é bem conhecido, mas resolvi indicar mesmo assim! A Menina Que Roubava Livros, de Markus Zusak, foi adaptado para os cinemas recentemente e foi por causa do filme que resolvi ler o livro. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial e é narrada pela peculiar Morte (sim!). Nela, conhecemos Liesel que não sabia ler, mas rouba um livro após o velório do seu irmão. Após este acontecimento, ela muda de casa, ganha uma nova família e abriga um judeu no seu porão, sempre lendo novas histórias e conhecendo mais palavras, a ponto de começar também a escrever pequenos livretos. Se não fosse a narradora melancólica e irônica, confesso, teria deixado o livro pela metade, já que a história é bem densa. Porém, cheguei até o final e me encantei com toda a carga emocional da narrativa. Indicado!


CINEMA: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DE MODESTO MÁXIMO
Modesto Máximo era um homem solitário que escrevia suas memórias em algumas folhas de papel. Um furacão atinge sua casa e tudo é levado embora, exceto elas. Em um momento de tristeza, ele conhece um livro voador, o primeiro que ele veria. O livro o guia para uma biblioteca mágica, onde todas as histórias são vivas. Um lindo canto de amor aos livros, Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo também tem a sua versão impressa (no Brasil, saiu pela Rocco). Motivo para assistir este curta? Foi vencedor do Oscar de 2012, na categoria de filmes pequeninhos! Você pode assistir aqui.


TELEVISÃO: GILMORE GIRLS
Rory Gilmore é representada em Gilmore Girls como uma devoradora de livros. Na série, ela guarda livros em vários lugares e os divide mentalmente (mentalmente, pois os livros podem acabar ouvindo o que ela diz e se enciumarem dos outros) em vários categorias: livros de cabeceira, livros para a bolsa, livros que ficam de castigo, livros para queimar, livros com cheiros agradáveis, livros felizes, livros tristes... Todos os livros tem um lugar especial para ela, que não ignorava nem clássicos nem contemporâneos. A série não foca somente na literatura (mas em relações familiares e com amigos e conflitos de gerações e classes sociais), mas é ótimo ver um bookaholic representado na televisão, certo? 


MÚSICA: HARRY AND THE POTTERS
Harry and The Potters é uma das precursoras do chamado Rock Bruxo: músicas inspiradas no universo da saga literária de J.K. Rowling! Com 3 álbuns e 7 EPs lançados, a banda conquistou notoriedade o suficiente no fandom de Harry Potter para ajudar a criar uma ONG (a Harry Potter Alliance), que atua em vários lugares do mundo. O som da banda é um rock alternativo bem legal de se ouvir, mas fica ainda melhor quando se entende a letra. Ou seja, é legal conhecer os termos e histórias que acontecem em Hogwarts. Você pode ouvir algumas músicas aqui. Minha favorita é a The Weapon.


INTERNET: THE BOOK COVER ARCHIVE
Iria indicar o Skoob, mas acho que muita gente já deve conhecer a rede social para amantes de livros, né? Então, fica sendo mais eficaz esta outra dica: o The Book Cover Archive! O site é um enorme acervo de capas de livros, todas criadas por grandes designers, fotógrafos e ilustradores. É ótimo para quem gosta de brincar com tipografia, está precisando de inspiração para fazer arte ou simplesmente curte ficar horas julgando as histórias pela capa. (Minha seção preferida é a de Poesia)


E vocês? Quais são os seus artigos de cultura preferidos que se relacionam com a literatura? 
Conte nos comentários porque adoro saber o que vocês acham!


2 comentários:

  1. Eu não conhecia nenhum dos links que vc indicou, só o skoob o qual eu gost muito, faço muitas trocas por la.

    Beijos,

    Nanda do Maquiada & Esmaltada

    ResponderExcluir
  2. Amei esse site com as capas dos livros, não conhecia =) E acho que nunca é demais indicar A Menina Que Roubava Livros porque é uma história incrível, encantadora e tanto o livro quanto o filme são lindos <3


    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...