Tutorial: Escrevendo nas fotos + fontes favoritas e dicas

Vira e mexe recebo mensagens e e-mails de leitores querendo ajuda para fazer montagens para abertura de posts, ou tirinhas para publicar em suas redes sociais. Muitas vezes eles até sabem como escrever usando o photoshop, mas aí surge a dúvida: "Qual fonte você usou?" "Que brush é esse?" "Como desfocar a imagem de fundo?" e por aí vai. Como eu já havia prometido fazer esse post há muito tempo, voltei para pagar promessa e ajudar vocês.
O tutorial hoje vai ser bem básico, até porque não tem segredo nenhum fazer escrita em fotos. Tudo vai depender da sua criatividade e inspiração para criar algo diferente e único!

Além do tutorial, vou deixar uma lista com as minhas fontes preferidas e dicas de sites/posts para dar alas à sua imaginação na hora da criação.

Para o tutorial de hoje é necessário ter o photoshop instalado em seu computador (qualquer versão). Dia desses formatei meu computador e atualmente estou usando o CS6, mas já postei o link para download do CS5 aqui. Alguns leitores dizem não gostar de usar o PS por ele ser difícil, mas gente, o pouco que eu sei eu aprendi fuçando (no programa e no santo google) e mesmo assim ainda acho ele mais fácil que o tal photoscape e photfiltre, embora eu ainda use o photoscape para fazer alguns posts hehe.
Sem fugir muito do assunto, vamos ao tutorial!

Desfocando uma foto/imagem normal : Já me perguntaram muitas vezes se eu faço esse feito com a própria câmera ou com o photoshop e na verdade a resposta é: as duas coisas! Geralmente eu só faço a foto desfocada direto com a câmera quando eu lembro, caso contrário o jeito e recorrer ao bom e velho amigo PS.

1 - Escolha uma imagem e abra no photoshop:


2 - Vá até o menu filtro e escolha a opção desfoque, uma nova aba irá aparecer com várias opções de desfoque. Eu costumo usar o Desfoque Caixa.


3 - Após escolher o seu tipo de desfoque, basta escolher a intensidade na caixa de diálogo. Uso de 6 a 9, dependendo da foto. Quando escolher a intensidade, basta clicar em OK.


Sua foto está pronta!


Super simples e rápido né? Claro que fazer isso diretamente com a câmera e ainda mais fácil, mas às vezes acontece da gente querer editar uma foto que já está no computador, então essa é a solução.

Escrevendo nas fotos: Talvez essa parte possa parecer um pouco complicada, até porque eu não sei explicar muito bem, mas garanto que é super fácil e que, conforme vocês forem usando o photoshop diariamente, as edições se tornarão comandos quase que automáticos! Não tenham medo de "fuçar" em tudo, foi assim que eu descobri muita coisa!

1 - Abra a imagem a ser trabalhada e altere no topo para "tipografia". Perceba que seu painel lateral irá mudar.


2 - Escolha a ferramenta de texto e escreva sua frase/texto na foto. Você poderá fazer as alterações no meu superior ou no menu lateral. Será possível ajustar cor, tamanho, fonte, alinhamento, espaçamento, etc.



3 - Escolhendo a fonte. Você pode baixar quantas fontes quiser para usar no photoshop, mas antes, é preciso instalar elas. É bem simples e rápido, vou deixar alguns links para quem tiver dificuldade: Como instalar fontes no Mac | Como instalar fontes no windows


4 -   Você pode usar duas ou mais fontes em um mesmo texto. Basta selecionar as palavras e aplicar a fonte desejada. O tamanho do seu texto pode alterar de acordo com a fonte usada, para resolver isso basta ir ajustando o tamanho no menu superior ou lateral.


5 - Alterando as cores. Todas as alterações podem ser feitas no menu superior e lateral. Use o seletor de cores para ajustar e chegar a cor que deseja, caso precise usar a mesma cor em algumas fotos, basta salvar o código da cor que aparece logo ali embaixo. Quando estou com pressa, uso o código das cores html do site Mix Studio e aplico à minhas edições :)
Outros ajustes como espaçamento, tamanho da fonte e posicionamento é com vocês! O básico é isso mesmo, conforme sentir necessidade de alterar algo, é só seguir em frente. Se der errado, é só tentar de novo!


6 e 7- Colocando detalhes. Sempre que faço uma imagem para abertura dos posts aqui do blog, gosto de acrescentar alguns detalhes. Geralmente eu uso bruhses (pincéis) e shapes (formas). Não tem muito segredo, mas para quem quiser saber um pouco mais sobre brushes, tem post aqui. Shapes são ainda mais simples, basta você escolher o que mais te agrada (meu superior) e ir mudando tamanho, cores, posicionamento, etc.


8 - Antes de começar a trabalhar com as formas e pincéis, gosto de contar com a ajuda das grades para ter certeza que o texto e objetos utilizados estão todos bem distribuídos. Basta ir até visualizar > mostrar > grade. Estão vendo na imagem, uma área selecionada de rosa? Ela serve para criar uma nova camada. Não vou saber explicar direito essa parte, mas é como se cada camada fosse uma folha de papel para você fazer suas criações, assim quando você erra, não precisa apagar tudo, sabe? Na verdade essa não é a única função da camada, mas essa é a utilidade dela para esse post.


9 - Brinque com cores e formas. Erre e acerte! Não tenha medo de testar suas ideias.


10 - Terminando sua criação, é hora de salvar! Quando eu faço imagens para o blog, eu costumo salvar como .png normal, já que as imagens não perdem tanto a qualidade aqui no blogger. Mas quando quero fazer algo para ser compartilhado no facebook, por exemplo, salvo para web para poder manter a qualidade.


11 - Quando você clicar em Salvar para web, uma nova janela irá abrir. Escolha a opção PNG24 e altere o que achar preciso. Geralmente eu mantenho tudo como está e salvo :)


Esse é o resultado do tutorial de hoje: 


Talvez a forma como eu expliquei não tenha ficado tão bem explicada, mas eu garanto que é super simples, e que o PS é menos complicado do que parece. Basta não ter preguiça de pesquisar e nem de aprender. Não tenha medo de errar, pois uma hora a gente acerta. Eu mesmo, erro todos os dias haha

Agora, conforme o prometido, vou deixar aqui uma lista com as minhas fontes preferidas! Todas são free para uso pessoal, basta fazer o download, instalar em seu computador e ser feliz! 



Eu consigo passar algumas horas em sites procurando novas fontes, então vou deixar aqui os meus sites preferidos: Dafont, Font Squirrel, FontPlace, My fonts, Lost Type, Font Fabric, Hype for Type e Font Spring.

Quando a criatividade não aparece, eu sempre busco inspirações em blogs, sites e no pinterest! Vou compartilhar com vocês, algumas imagens inspiradoras e alguns sites também :)

imagens: centerst

Sites pacenter se inspirar:

Des1gn ON Choco la Design Chicclete Rifle Paper OhPera Blog Design Blog  Image Map clique no logo para visitar o site ;)
--------------------------------------------------------------------


O post hoje ficou longo né? Mas espero que sirva para tirar algumas dúvidas que estão rolando por aí, e que as dicas ajudem na hora da criação!



Qualquer dúvida é só deixar um comentário :)
xoxo

59 comentários:

  1. Amei Jess! Sempre tenho dúvidas de como fazer isso :( Mas agora, ficou bem mais fácil :) Adorei os sites! Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. AMEEEEEEEI as dicas, e tambem as fontes que você disponibilizou! Obrigada =)


    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Eba, espero que aproveite bastante.
    De nada :)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Post nota miiiil.
    Me ajudou muito jess, e outras blogueiras também.
    Sou fã do seu mundo jess *-*

    ResponderExcluir
  5. Yay~ Fontes felizes *-* Curti o tutorial, mas eu pirei mesmo é com as fontes e os sites para buscar inspirações ^_^ Super preciso!

    Ah sobre o CS6, você tá curtindo? Tô cogitando atualizar porque minha amiga disse que tem bastante coisa boa ^_^ E eu só sei de uma ferramenta que transforma fotos em pintura (?) lol


    =*****

    ResponderExcluir
  6. Ai que fofa! <3
    Fico feliz em poder ajudar de alguma forma. Obrigada por acompanhar o blog <3

    ResponderExcluir
  7. Fontes são amor! Ultimamente eu estou encontrando bastante inspiração legal, quero compartilhar tudo aqui.

    Flá, na verdade eu uso o básico do básico, mas eu gostei muito dele. Ele é bem mais rápido e mais bonito hauha. Ainda não tive tempo de fuçar todas as ferramentas :\ Mas se eu fosse vc, atualizava sim, vale a pena :)

    Beeeijo <33

    ResponderExcluir
  8. Putz, Jess, que legal que você fez esse post :D
    Eu trabalho em uma agência de design, então eu adoro ver esse tipo de tutorial porque sempre aprendo algo novo :)

    Eu AMEI a dicas de fontes, eu vou baixar as que eu ainda não tinha *U*
    Alias, tem uma fonte que eu adoro e uso sempre que é a Blackout, parece a White Rabbit, só que diferente hahaha
    Vou deixar um link aqui pra se você quiser baixar: http://www.fontsquirrel.com/fonts/Blackout



    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas fontes diferentes! <3
    Mas não tenho P no meu pc ><"
    (cadê a inclusão digital, né?)
    Mas o pc lá de casa não aguentaria. Vou começar a alugar o do meu namorado \o/
    Algumas fontes consigo nos PS online. E o desfoque vai na câmera mesmo, como você disse.
    Um dia chego a esse patamar! haha'
    ;*

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post, foi bem útil. Uso o photoscape, mas não to gostando mais dele, e sempre que eu baixo o photoshop dá erro :c mais vou tentar baixar de novo, obrigada pela explicação do post.

    ResponderExcluir
  11. Que tutoooooooooooooooooos perfeitos *u* Jesus, eu já sabia dos dois, mas tenho a absoluta certeza de que irás ajudar muitos leitores >o<' Ah e, roubei todas as fontes -q

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  12. Ai que delícia seu emprego <33 haha Eu também adoro aprender coisas novas, Gi!
    Amei a dica, já baixei aqui aeuheahe obrigada <3

    ResponderExcluir
  13. O daqui não aguentava muito também, sabia? Por isso tive que formatar, senão não conseguiria trabalhar hehe. Aluga sim, namorados estão aí para isso LOL

    Um dia você passa desse patamar, né? :)
    beijos

    ResponderExcluir
  14. O photoscape é bem básico mesmo, né?
    Tenta baixar, qualquer coisa te ajudo :)
    E, de nada hehe <3

    ResponderExcluir
  15. Sim, espero que ajude mesmo hehe
    Beijobeijobeijo <33

    ResponderExcluir
  16. Adorei o tutorial Jess! Ficou super explicadinho! Você até usou a mesma cor da escrita p/ indicar o local na imagem! Que capricho menina! Parabéns!



    Estou ansiosa para os próximos tutoriais!rs


    bjaooo

    ResponderExcluir
  17. Eu queria ter feito tópicos, mas não tive tempo :\
    Espero conseguir fazer mais tutoriais por aqui.
    beijo

    ResponderExcluir
  18. Jess, menina, que post muito massa!!! Arrasou!
    Sou viciado no Choco la Design!rs Lá tem umas inspirações tipográficas muito lindas! *-*
    Amei as indicações de fontes, vou baixar algumas. Vejo uma fonte legal, e já baixo. Só que eu baixei, devo ter umas 300, mas dessas acho que usei só umas 10. HSUAHSUHA


    Tudo muito lindo! *-*
    Beijos, Talita M.
    Mil e Duas Coisinhas

    ResponderExcluir
  19. Jess, teria como você me passar as fontes usadas na foto?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  20. Eu uso o photoscape e dá pra dá um tapeada, viu? Faço só o básico do básico.
    Você sabe escrever o nome na volta da unha (pra ficar bem com cara de gringa)? Ensina??
    Beijos
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Tem mesmo, eu descobri a pouco tempo e estou amando!
    Nossa, eu tenho que tomar cuidado porque se eu instalar todas as fontes, meu ps não abre uhauha
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. É só dar uma olhada nos sites que eu indiquei, baixei por lá mas agora não tem como eu ver a nome das fontes :~

    ResponderExcluir
  23. Pior que dá mesmo, eu usava ele muito, e uso até hoje hehe.
    Sei fazer no PS, pode ser? Se puder eu faço pra próxima semana já :)
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu amo essas artes que você faz antes dos posts <3 Ficam sempre maravilhosas, me inspiram demais. Gostei muito do tutorial, fazer eu até sei, mas não tenho tanta criatividade quanto você HAHAHA Minha parte favorita do post foram as indicações de fonte, instalei quase todas hihi <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Oi Jess, a primeira fonte está com virus, dê uma olhada, tentei baixar e só ficava baixando e baixando e depois apareceu ameaça .
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Sou apaixonada por fontes!!! *-*
    Dessas eu só conhecia a Champagne e a Lobster. *baixando todas* \o/
    Vou tentar usar esse Tuto para um próximo Post pois ficou tão explicadinho que deu vontade de me arriscar, mas se ficar ruim ñ postarei ;P haha
    Beijos o/

    ResponderExcluir
  27. Duvido que não tenha, Celle! Eu sempre uso o Pinterest como inspiração, ajuda muito!
    Eu sou a louca das fontes, tomei cuidado para não colocar umas 50 aqui hehe.
    beijo <3

    ResponderExcluir
  28. Oi, Beatriz.
    Não está não! Algumas janelas de ads aparecem, é só tomar cuidado para não clicar.
    Mas caso não queira baixar desse site, é só jogar o nome da fonte no google e fazer o download em um site confiável.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Quero ver o próximo post todo lindo, e nem vem com essa de não postar não, viu? uaheuaheheau
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi Jess, como eu amo fontes! Não conhecia algumas que você indicou!

    Eu te indico a Lavanderia, é linda, linda! :)

    Beijos, Kênia

    ResponderExcluir
  31. Pode sim, Jess! Se for o caso eu me rendo ao Photoshop. Rsrs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Diana Navarro Lins7 de outubro de 2013 17:54

    ótimo tutorial :D e amei as fontes favoritas, vou baixar algumas!

    ResponderExcluir
  33. Tudo bem , talvez eu deva ter clicando em mais alguma coisa porque as outras fontes eu baixei normal.
    Beijos !

    ResponderExcluir
  34. Acabei de pesquisar e já adorei! Tou procurando pra baixar agora mesmo <3
    Obrigada pela dica, Kênia <3

    ResponderExcluir
  35. Adorei o tutorial, as fontes que você mais gosta e as inspirações que você disponibilizou. Vou salvar o link desse post nos meus favoritos!

    Beijos, http://www.garotasdizem.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Jess!!! Amei esse tutorial! Uma curiosidade, sabe o nome da fonte que está escrito "Tutorial" na imagem? Eu achei o nome até é Airbag, porém não acho essa fonte free :/, sabe onde tem ela e que seja free?
    Beijos flor! Ótimo tuto ^u^

    ResponderExcluir
  37. Jess, estou que nem uma louca, mas não acho de jeito nenhum. Qual é a fonte que você usou no "My Fav Fonts"?

    ResponderExcluir
  38. Eba, espera que faça bom proveito <33

    ResponderExcluir
  39. Para ser sincera eu não lembro de onde ela é, eu acho que é do font squirrel :)
    Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Oi Jess, nao to conseguindo fazer no PSCS3 :/

    ResponderExcluir
  41. Ué, por que será? Agora eu uso o CS6, mas há alguns meses fazia as mesmas coisas no CS3 :~
    Se precisar de um help, me chama :)

    ResponderExcluir
  42. adorei o tutorial e as inspirações, sei que vai parecer meio clichê mais as suas imagens e fontes sempre me inspiraram, me fez mais curtir uma coisa mais com estilo vintage mas cartaz retro. Adorei! assim que sentar no pc vou baixar todas as fontes. Obrigado pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  43. Muito obrigada, Jess! Pelas suas dicas :) agora vou anotar tudo pra eu conseguir fazer esse tutorial no meu Macbook Pro que vou comprar nesse ano que vem!!!

    ResponderExcluir
  44. Fico feliz em saber que as postagens inspiram você. Espero que o post tenha ajudado e que você faça criações lindas!
    beijos

    ResponderExcluir
  45. Consegui flor, obrigada, estava procurando a AMATIC em todos os lugares do mundo, e em varios , blogs, o unico que eu achei foi o seu haha .

    http://teenagedreamfc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Ebaaaa, consegui ajudar então :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  47. Queria saber um site onde possa baixar o photoshop cs6, aquele link é pra baixar o photoshop cs3. Poderia indicar?

    ResponderExcluir
  48. Não conheço nenhum confiável :(

    ResponderExcluir
  49. Onde eu poderia encontrar o photoshop (qualquer um) para MacBook? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  50. Onde eu encontro aquele carimbo de lâmpada Jess? No meu eu não achei :c

    ResponderExcluir
  51. Eu consigo baixar o photoshop no MacBook pro?

    ResponderExcluir
  52. Oii Luane, encontrei esse video no youtube, deu super certo comigo!

    (Já vem em pt e com o crack)

    https://www.youtube.com/watch?v=7dxwVdQ1a-I

    ResponderExcluir
  53. Não consigo achar pra baixar a ''My fav Fonts'' que é airbag :(

    poxa...
    mas adorei o post, valeu
    www.ochadastres.com

    ResponderExcluir
  54. Oi, Jess! Parabéns pelo post fantástico! Muito obrigada por compartilhar tanta coisa bacana!! Estou atrás de uma fonte bem legal pro meu blog de trabalho. E ameeeei essa fonte que você usou no seu post. Como é o nome dela? E onde encontro ela grátis? Você conhece a fonte usada nesse blog, na parte da descrição dos bônus? Veja: http://gdigital.com.br/
    Desde já, muito obrigada, flor!

    ResponderExcluir
  55. eu gostaria d saber como fazer a fonte ficar na frente da imagem tou tentando criar uns desenhos mas na hora d colocar os textos eles ficam atraz do desenho

    ResponderExcluir
  56. seu tutorial da mt show me ajudou e me deu varias criatividades Obg ^^

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e deixar sua opinião, mas sempre mantendo o respeito.
Comentários apenas para divulgação não serão aceitos, obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...